top of page
Foto do escritorProjeto Sementes do Bem

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial


Depressão
Fitoterapeuta Thiago Fernandes

Hoje, dia 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.


Esta data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.


Mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis podem colaborar para a prevenção e combate a Hipertensão arterial:


1. Alimentação Saudável


Aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, sementes, oleaginosas e leguminosas são importantes.


Além disso, os benefícios são ainda melhores quando ocorre a redução de sódio em conjunto com: a diminuição dos carboidratos refinados, preferindo os integrais, troca das carnes mais gordurosas para a versão mais magra e em quantidades moderadas.


Também é importante a redução da gordura saturada, do sal e de alimentos processados e ultraprocessados.


2. Atividade Física


Em 2019, de acordo com os dados coletados pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 44,8% dos adultos não alcançaram um nível suficiente de prática de atividade física, sendo esse percentual maior entre mulheres (52,2%) do que entre homens (36,1%).


O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial, existe uma associação entre sedentarismo, elevação da pressão arterial e da hipertensão arterial.


Fatores como o estresse, tabagismo e distúrbios do sono também devem ser combatidos para evitar a Hipertensão Arterial.


3. Controle do peso


A obesidade está associada ao aumento do risco de Hipertensão arterial. A redução do peso promove a diminuição da pressão arterial em indivíduos hipertensos.


4. Redução do Sódio


Além da redução de sódio no dia-a-dia, é importante se atentar aos produtos industrializados, processados e ultraprocessados.


5. Consumo exagerado de Álcool


O consumo excessivo de bebidas alcoólicas eleva a pressão arterial, o impacto da ingestão de álcool foi avaliado em diversos estudos epidemiológicos. Há uma maior prevalência de Hipertensão Arterial ou elevação dos níveis pressóricos naqueles que ingeriam seis ou mais doses ao dia.


6. Potássio


Uma dieta baseada em frutas, verduras e legumes fontes de potássio podem reduzir a pressão arterial, quando associada à redução de sódio na dieta.


Fontes Alimentares: Feijão, ervilha, vegetais de cor verde-escura, abóbora, batata doce, banana, ameixa, romã, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata-inglesa e laranja, abacate, melão, folhas verdes, peixes.


7. Meditação


A meditação é uma ferramenta poderosa, e se praticada regularmente pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental. A meditação pode regularizar e estabilizar a nossa pressão arterial.


8. Terapia Integrativas


Uma das opções de terapias alternativas mais utilizadas na atualidade é a fitoterapia. Esta, conforme citado por Balbinot; Velasquez e Dusman (2013) consiste na utilização de plantas medicinais, com a finalidades terapêuticas, isto é, prevenir ou tratar alguma patologia.


Receita de Suco para Hipertensão


½ xícara de beterraba picada

½ xícara de chuchu picado


Bata no liquidificador com 1 copo de água, coe e beba.


Beijos no coração!


Fitoterapeuta Thiago Fernandes

Consultas - +55 21 982585875

www.projetosementesdobem.com.br




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page